Borras e suas consequências
Como se não bastasse ter um monte de coisas para se preocupar em seu carro como, motor, cambio, suspensão, lataria, pneus, freios e agora um novo item que tem acarretado sérios problemas para muitas pessoas: borra de óleo no interior do motor. A borra de óleo, consiste de uma espécie de um elemento pastoso como uma graxa - que pode surgir em função de uma série de fatores - no interior do motor do seu carro.
Apesar de ser um fenômeno não tão incomum e poder surgir, por exemplo, do uso excessivo do óleo sem que seja feita sua troca, no caso que estamos abordando aqui, tem como fator principal a má qualidade do combustível que você anda colocando em seu carro. É isso mesmo caro leitor, como se já não fosse suficiente as dores de cabeça mais comuns geradas pela qualidade do combustível - como entupimento dos bicos injetores ou batida de pino - agora temos mais um problema com que nos preocupar.
A médio prazo, a formação de borra decorrente do abastecimento com gasolina de má procedência, vai afetar todo o sistema de lubrificação do motor com consequências aos diversos mecanismos internos e até mesmo total comprometimento do motor a longo prazo. O que na verdade acontece é que o combustível de má qualidade contamina o óleo do motor e com isso começa o processo de formação de borra no interior do motor.
Basta que você abasteça uma única vez o tanque do seu carro com gasolina de péssima qualidade para o processo se desencadear. Agora imagine uma coisa, você entra em uma concessionária, compra um carro zero km e faz todas as revisões periodicamente e depois de um certo tempo você começa a ouvir alguns barulhos estranhos no motor. E ai você se pergunta. Mas o que está acontecendo? Meu carro ainda é novo e está com um barulho estranho? Você leva o carro a uma autorizada ou a um mecânico de sua confiança e descobre que seu motor foi parcialmente ou totalmente inutilizado devido a formação da borra no interior do motor.
O grande problema da formação da borra, é que em primeiro lugar quando começa o surgimento da borra, significa que parte dos ingredientes do óleo perderam suas características físicas e propriedades de proteção ao motor, deixando portanto de cumprir adequadamente seu papel. Em segundo, quando a quantidade de borra ocorre acima de certos níveis, ela pode provocar o entupimento de canais, galerias e dutos de alimentação e até entupimento da bomba de óleo, ocasionando assim um processo insuficiente de lubrificação do motor, que com o tempo poderá ter seu funcionamento totalmente comprometido.
É meus amigos, mais uma vez não temos ninguém para recorrer, pois os fabricantes já cientes do que está acontecendo, não se responsabilizam pelos danos causados no interior do motor pelo abastecimento com gasolina adulterada ou fora das especificações. E agora eu faço outra pergunta a você leitor. Você se lembra em que posto essa gasolina foi posta em seu carro? Dificilmente você terá como saber e neste ponto nós consumidores nos tornamos vítimas que não têm a quem recorrer.
Vamos dar algumas dicas, mas é claro, muitas delas podem ser um pouco onerosas e com certeza demandarão atenção, dedicação e tempo da sua parte.
Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco.