O Lubrificante



 A principal função de um lubrificante é formar uma película que impeça o contato direto entre duas superfícies que se movem relativamente entre si.  Com isso, o atrito é reduzido a níveis mínimos, quando comparado ao contato direto, exigindo uma menor força e evitando o desgaste dos corpos.



 Com a evolução dos lubrificantes, estes passaram a acumular novas funções como proteção contra corrosão, auxílio à vedação, transferência de calor,  retirada de produtos indesejáveis do sistema, etc. As principais vantagens de ordem técnica decorrentes de uma lubrificação fluida são as reduções do  desgaste nas peças, a diminuição de perdas por atrito e o aumento da segurança de operação.



Aqui você pode tirar algumas dúvidas sobre lubrificação automotiva, bem como esclarecer alguns conceitos errados amplamente divulgados, que podem resultar em uma lubrificação deficiente e até mesmo imprópria. Fonte: Portal BR 



1. Como devo escolher o lubrificante para meu carro? 

R: Para saber qual é o lubrificante correto para seu veículo, consulte o "Manual do Proprietário" na parte de manutenção quanto à viscosidade (SAE) e ao desempenho (API) ou então verifique nas tabelas de recomendação disponíveis nos postos de serviço.



2. Qual o nível correto do óleo no carro? 

R: Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo. 



3. Quando devo completar o nível de óleo? 

R: Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível. 



4. Escuto dizer que óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição. Isto é verdade? 

R: Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros rodados, com carros de passeio, mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que carro novo consome óleo. 



5. É verdade que o óleo de motor deve ser claro e o óleo de engrenagem escuro? 

R: É comum se ter esta opinião, no entanto ela não é correta. Os óleos lubrificantes são formulados misturando-se básicos e aditivos e a sua cor final dependerá da cor do básico e do aditivo que forem empregados na sua formulação. Além disso, a cor não tem nenhuma influência no desempenho do óleo.



6. O óleo mais escuro é também mais grosso? 

R: Este é outro conceito errado. O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.



7. Por que o óleo de motor fica escuro com o uso? 

R: Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo fica escuro e o motor fica limpo. 



8. Quando devo trocar o óleo do carro? 

R: Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do "Manual do Proprietário". Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro. 



9. É verdade que o motor deve estar quente na hora de troca de óleo? 

R: Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer. 



10. Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo? 

R: É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume de óleo. 


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